Como é bom falar com gente inteligente.

O assunto daquele livro que ganhará o Jabuti deste ano – minha previsão para 2008 – voltou e coloquei pra rodar minha crítica ao livro e tive boas respostas. Como é bom falar com gente inteligente, como é bom ver pessoas que lêem e entendem o que leram. Não precisam de muito para entender o todo.Agora posso dizer que acabou a unanimidade.

O melhor de conversar com gente inteligente é aproveitar o que elas nos ensinam. Aproveitar as coisas antigas que eu simplesmente ignorava e que me foram mostradas. Como é bom saber que um assunto que era velho reaparece para completar o sentido das coisas de hoje clareando seu entendimento. Volto nisso no final.

Sei que meu texto é uma porcaria, mas foi muito bom ver essas pessoas dizendo que é assustador os comentários à critica do livro, não tive uma crítica sobre o texto. Daí fui reler meu texto e os comentários. Vi coisas que poderia ter sido melhoradas no texto, mas não o fiz. Não melhorei aquele texto, pois fui melhorando em novos textos, fui dando novas explicações e fui demolindo a moral do livro, modéstia a parte, a cada novo texto. Num momento Lula, digo que nunca escreveram tantos textos para algo tão insignificante, que ninguém leu nem lerá, mas que foi uma unanimidade.

Não é mais uma unanimidade, há uma critica contra e esta é a minha. Como é bom a solidão. Como aprendi de tudo isso.

Dos comentários e críticas que recebi ao texto, aprendi isto:

- Pessoas que não leram livros sentem-se aptas a criticar aquelas que leram e estão apontando erros, mesmo aquelas que não sabiam o nome do livro, só por espírito de manada, sentem-se aptas a criticar.

- Para um sujeito que se diz bom entendedor, ao ler que faltava ler 1/3 do livro, ele – como bom entendedor – disse que minhas críticas nem mereciam ser lidas por ter lido só 1/3 do livro! Não se fazem mais bons entendedores como antigamente, não é?

- Nada como trabalhar com um sujeito famoso para você automaticamente ser colocado no mesmo patamar daquele. Mesmo se você for um sujeito daltônico, que troca datas, que não sabe quando acontece ou aconteceu certo evento… Resumindo: se você joga ao lado de Pelé, você É Pelé.

- Saber que a armação coletiva dos Lemingues USPianos contra qualquer crítica feita, pegos no flagra, é uma operação comum. Isso não teve preço!

- Ah, e claro, não poderia faltar o bom e velho argumento esquerdopata que  devo ter algum problema sexual. Essa não pode faltar nunca!

Tudo o que está acima eu aprendi com os preciosos comentários dos meus não leitores mais do que inteligentes. Da minha leitura do livro de um escritor erudito, eu aprendi isto:

- Que a bandeira da Inglaterra tem azul e é tricolor.

- Que o espírito separatista catalão é um espírito coletivista.

- Que veado em eruditês é cervo.

- Que Deus proclama sua religião ou os deuses proclamam suas religiões.

- Que 2010 é ano de Eurocopa!

- E muitas e muitas outras coisas que não cabe aqui exaltar.

Lendo um livro com esses ensinamentos preciosos, só posso dizer que o autor é, realmente, um erudito. É um profundo entendedor do assunto. 2010 é ano de Eurocopa!, e ainda se mete a escreve do assunto. Eu que chato demais!

Mas ignorem TUDO o que escrevi até aqui. Ignorem TODAS as minhas críticas. Querem ver o que é um sujeito respeitado? Gostaria de ver agora aqueles que gostam de dar carteiradas, Lemingues onde estão vocês? É daqui que eu tiro minha alegria que foi conversar com pessoas inteligentes, que sabem ler, que gostam de estudar, que pesquisam e, sobretudo, são honestas intelectualmente. Então, meus caros não-leitores leiam o link abaixo:

http://web.archive.org/web/20061211052407/http://www.oindividuo.com/convidado/psalles.htm

Perceberam a originalidade do autor? Minhas críticas fazem muito mais sentido agora. Está completo meus comentários. Nada mais a acrescentar.

Caso encerrado. Volto ao tema quando o Jabuti for dado.

5 respostas para Como é bom falar com gente inteligente.

  1. Carlos Lemes disse:

    Parabéns pelo texto, ótima escrita.

    Na verdade sei exatamente como é bom conversar com pessoas de honestidade e também de nível intelectual, na verdade é algo bom e raro.

    É muito dificil nos dias atuais manter um ar de critica – mesmo que muitas vezes negativas – devido a liberdade de expressão indevidamente utilizada por pessoas que antes de quererem escrever para falar de algo, querem simplesmente mostrar sua – por muitas e muitas vezes pobre e ridicula – opinião.

    Deixo aqui um apelo de outro leitor por um aumento na honestidade intelectual dos leitores de blogs de criticas.

    Realmente parabéns pelo post.

  2. Diego disse:

    Cara, você é realmente muito bom. Mas ainda vejo sérios problemas de Concordância e Regência em seus textos!

  3. Carlos disse:

    Não entendi! O primeiro post é um elogia que Carlos Lemes faz ao próprio Carlos Lemes ou outro Carlos Lemes faz a outro Carlos Lemes???

  4. alison luan disse:

    espero q um possamos ter pesoas parafAVS

  5. alison luan disse:

    Ai sabe de uma coisa?ja q pessoas tam inteligentes como vcs geramente nao são humindes e so pensam no capitalismo e como iram fazer para acumular riquezas!
    e difecilmente procuram uma usam sua capacidade itelectula para o bem da soociedade! a me respondam uma coisa? a educação transforma para o bem ou para que possamos ser mais superiores?

Deixe uma resposta

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

